terça-feira, 22 de julho de 2008

Mensagem de Julho

SORRIR

Existem muitas formas de demonstrar e revelar as emoções, mas talvez uma das mais naturais e espontâneas, seja o simples sorriso. Ele representa a manifestação da alma, uma doação contagiosa que permite abrir o nosso coração e o daqueles a quem essa emanação se destina.

O riso (gargalhada) é uma outra manifestação emocional, embora bem diferente do sorriso, pois traduz muitas vezes uma carga de nervosismo ou de ansiedade que surge como forma de descomprimir algo acumulado.

Embora se confundam pelas aparentes semelhanças, estas duas manifestações são bem diferentes no significado e no sentido que representam.

O sorriso sendo espontâneo, tem a subtileza e a suavidade de não “ocupar” muito espaço e de emergir a partir do interior de cada ser.

O riso sendo espontâneo, tem em si a dualidade de poder traduzir estados de alma totalmente antagónicos, a alegria extrema ou também a insegurança e o medo, em qualquer dos casos, tem a capacidade de criar maior agitação à sua volta.

Cabe pois a cada um, escolher a melhor forma de interacção com os outros, tomando consciência de que qualquer manifestação tem uma onda de propagação. Em todos os casos o importante é manter e alimentar um estado de alegria que permita transformar as limitações.

Por vezes é necessário passar pela agitação para só depois se conseguir descobrir e valorizar a harmonia…


João Pires

Sem comentários: