quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A Árvore de Natal


A Árvore de Natal

Os povos antigos sabiam que as árvores fazem a ligação entre as energias do Céu e da Terra, por isso as consideravam sagradas. 

Para os povos do Hemisfério Norte, junto ao Solstício de Inverno era normal que uma árvore tipo pinheiro, abeto ou mesmo cedro se “revelasse” nesta ligação e assim toda a comunidade celebrava ao seu redor e recebia através dela a energia do Solstício - o retorno da Luz.

Hoje em dia, a tradição da árvore de natal para a maioria das pessoas tem apenas propósitos decorativos e cortam-se árvores ou compram-se as criadas em viveiro que na maioria são deitadas fora após as “Festividades”. 

Há alguns anos atrás fui convidada para uma celebração da árvore de Natal. A intenção era que cada pessoa levasse uma decoração feita por si para colocar na árvore. Dentro da casa, os donos orgulhosos exibiam uma enorme árvore com mais de 3 metros que seria decorada por todos os convidados. Uma boa intenção, parecia…

Mas com a minha sensibilidade e a minha ligação à Natureza, foi a primeira vez que ouvi uma árvore gritar. A árvore cortada e pregada a um suporte gritava de dor!

E comecei a sentir a sua dor no meu corpo. Foi muito desesperante de tal forma que tive de vir embora. Nunca mais consegui ir a essa celebração e depois dessa minha experiência decidimos plantar no nosso quintal uma pequena árvore conífera tipo abeto que todos os anos serve de Árvore de Natal, sem luzes e sem decorações mas cheia da nossa energia de gratidão e de celebração da ligação entre o Céu e a Terra. Um dia, quando crescer, quem sabe, ela fará a ligação da energia do Solstício para alguém.

Xicoração
yasmin


Boas Festas!!